"O papel do educador mediante as novas tecnologias"
Como sabemos, a aprendizagem é um processo construtivo viabilizado através da interação do indivíduo com o meio onde está inserido. Nesse contexto, cabe ao educador apropriar-se das novas tics, mantendo-se sempre atualizado, pois o seu papel vem sofrendo inúmeras mudanças e novas exigências vêm sendo agregadas à sua função.
O educador da atualidade pode se beneficiar de diversas maneiras através do uso das tics. Cabe a ele fazer dessas novas tecnologias valiosas ferramentas de trabalho, onde se possa compartilhar conhecimentos e informações de modo útil e adequado. E também criar estratégias que conduzam o aluno a utilizar essas ferramentas de maneira eficaz no seu processo de aprendizagem.
As tics facilitam a comunicação entre as pessoas, ajudando-as a (re) construir conhecimentos por meio do acesso e da socialização rápida de informações. Uma das ferramentas mais utilizadas para esse fim é o e-mail, o qual pode e deve ser usado como auxiliar na realização de trabalhos escolares.
Entretanto, todo esse contexto de inovações exige uma maior responsabilidade do educador quanto à seleção de conteúdos adequados e de qualidade e confiança ao trabalho pedagógico. E ele também precisa estar ciente de que o uso das tics não promove o aprendizado por si só, pois é apenas mais um recurso mediador do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário